Otoplastia (Cirurgia de orelha)

otoplastia

Indicação:

A cirurgia de otoplastia segundo Dr. Hilario Santos em Curitiba é indicada para pacientes que tem orelhas muito aparentes ou grandes como as chamadas orelhas de abano. O Dr. Hilario Santos faz a otoplastia em Curitiba, a cirurgia de orelha de abano pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade, evitando que a criança sofra estigmas na fase escolar.

Na cirurgia de orelha de abano, é realizada a otoplastia bilateral. Alguns traumas causados por acidentes também podem passar pela cirurgia de otoplastia bilateral ou unilateral. A cicatrização após a cirurgia de orelhas de abano são quase imperceptíveis por serem localizadas atrás da orelha grande que vai passar pelo tratamento de otoplastia.

Os adultos e as crianças geralmente são liberados no mesmo dia do procedimento de cirurgia de otoplastia, embora em alguns casos quando se usa a anestesia geral seja conveniente dormir uma noite no hospital para completa recuperação da anestesia.

Faz-se a proteção da cicatriz na cirurgia de orelha de abano com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais. Em alguns casos, recomenda-se o uso das faixas tipo “balé” ou “tênis” após a cirurgia de otoplastia. Pode haver um pouco de dor após a cirurgia de orelha de abano controlada com analgésicos.

Após alguns dias depois da otoplastia o curativo inicial, mais volumoso será trocado por um mais leve, semelhante a uma faixa de cabeça.

As suturas da cirurgia de otoplastia serão removidas em uma semana ou se forem internas ou absorvíveis não necessitarão remoção.

Os adultos podem voltar ao trabalho em 5 dias após a cirurgia de otoplastia, as crianças podem voltar à escola em 7 dias aproximadamente depois da cirurgia de orelha de abano. Exercícios e atividades pesadas devem ser evitados nas primeiras semanas após a otoplastia.

Deve se evitar posições de dormir ou sentar em que a orelha seja dobrada após a otoplastia. Quando retiramos o curativo feito par aproteger a orelha e os pontos da otoplastia já podemos verificar 80% do resultado almejado.

O tratamento cirúrgico consiste em retirar o excesso da cartilagem da orelha e aproximá-la ao crânio.Às vezes é necessário remodelar as curvas anatômicas naturais do pavilhão auricular.

Anestesia:

Na cirurgia de otoplastia, a anestesia é local com sedação.

Duração da cirurgia:

Em média a cirurgia de otoplastia em Curitiba dura 2 horas.

Tempo de hospitalização:

O tempo de internação na correção de orelha de abano varia entre 12 a 24 horas.

Recuperação:

O resultado definitivo visto após a cirurgia de orelha de abano é alcançado 6 meses após a cirurgia.

Nome

E-mail

Telefone

Dúvida?

Sua mensagem

Dúvidas? Envie uma mensagem para Dr. Hilário